Fruto da pujança empreendedora liderada por Pedro Giacomini, que não queria ver seu genro Antonio Ferronato e família deixarem a então localidade do Veloso, para buscar uma vida nova no Paraná, surgiu nos idos de 1948 a sociedade “Indústrias Salto Veloso Ltda” com 14 sócios. O projeto consistiu-se na exploração do potencial do salto do Rio Veloso na geração de energia elétrica para instalação do moinho e fornecimento de energia para a pequena vila. Aspectos Históricos 1948 Fundação da “Indústrias Salto Veloso Ltda” – Usina hidrelétrica, Moinho, Distribuição de energia e Comércio de materiais elétricos 1949 Construção do Moinho com quatro andares em madeira e estrutura em pinheiro com 13 metros de altura e toda encaixada Construção e montagem da usina 1950 Entrada em operação da Usina e do Moinho A Vila de Salto Veloso é abastecida com energia da usina 1967 Com o início do fornecimento da energia pela Celesc, a Usina passa a atender apenas o Moinho e algumas casas próximas 1978 A sociedade da “Indústrias Salto Veloso” é desfeita 1980 A nova razão social da empresa passa a ser “Pedro Paulo De Bortolo e Filho” 1992 Efetuada a negociação do Moinho com intermediação da Prefeitura passando a se chamar “Moinho Velosense”, permanecendo a Usina sob o domínio do antigo proprietário Avaliação Histórica Institucional Tanto o Moinho quanto a Usina perderam com o passar do tempo sua importância econômica, porém, agregaram inestimável valor histórico, cultural e turístico. A usina e o moinho estão desativados atualmente. Mas suas estruturas estão preservadas.