Subscribe Now
Trending News

Salto Veloso

Queda d'água do Rio Veloso

Apresentação

Salto Veloso é um pequeno e belo município localizado no meio oeste catarinense. De natureza exuberante e povo hospitaleiro. A indústria de alimentos, madeireira, metalúrgica e a agropecuária são a base de sua economia. O primeiro morador, Antônio José Veloso, construiu sua casa próximo as quedas do rio que corta a cidade. Sua simplicidade,hospitalidade e retidão, característica do verdadeiro homem caboclo, fez de sua casa ponto de referência e local de repouso para tropeiros viajantes passando a ser conhecido como o salto do veloso, dai a origem do nome da cidade. Hoje, a área é um parque municipal no qual encontra-se a capela da Pastoral da Saúde, onde são cultivadas plantas medicinais para secagem e elaboração de medicamentos fitoterápicos. O Parque do Salto, o Morro do Pau Seco, a indústria de vinhos, o parque municipal de exposições, o centro de eventos e o antigo moinho que foi construído pelos imigrantes de origem italiana são os principais atrativos. Em dezembro é realizada a Exposalto e a Festa do Hamburguer, que inclui atrações como shows, feira, exposição e rodeio crioulo. Em 2016 foi inaugurado o Monumento ao Divino Pai Eterno que é a representação da Santíssima Trindade – Pai, Filho e o Espírito Santo – coroando Maria Santíssima. Um Monumento dedicado a todos os fiéis devotos. Aberto todos os dias para visitação, todo dia 23 de cada mês acontece missa em honra ao Divino Pai Eterno. Venha nos visitar Salto Veloso te espera e te acolhe de braços abertos.

Dados do Município

Região Turística: Vale do Contestado
Área: 105.068 km (IBGE/2016)
População: 4756 habitantes (IBGE/2019)
Latitude: 26°54
Longitude: 51°24
Altitude: 820 m
Cidades próximas: Macieira, Arroio Trinta, Treze Tílias, Água Doce.

Vale do Contestado

O Vale do Contestado leva os turistas a uma verdadeira viagem ao passado. A paisagem bucólica, museus e os monumentos da região, revelam uma parte importante da História de Santa Catarina. Palco de revoluções foi nesta região que ocorreu a Guerra do Contestado. Em meio a vales e planaltos que são um convite ao ecoturismo a região ainda se destaca pela sua riqueza multicultural que se reflete na colonização austríaca, japonesa, italiana e alemã.

IDMS de Salto Veloso

Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável

0.0000

 

Guia de Serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc… Conheça o guia completo de serviços de Salto Veloso.

Saiba Mais

Localização

Acesso pela rodovia SC-464, passando por Videira e Arroio Trinta.
Acesso pela BR 153 – Rodovia SC-150, passando por Herciliópolis Distrito de Água Doce.

O Aeroporto mais próximo é o situado no município de Chapecó, distante cerca de 190 km do Município de Salto Veloso.